sexta-feira, 27 de maio de 2011

Profissão símia


E, já que o assunto está girando em torno do jornalismo, aproveito para reforçar a banalidade com que, do meu ponto de vista de professor, a profissão de jornalista está sendo tratada.
O fim da obrigatoriedade do diploma, é certo, gerará no futuro uma demanda enorme por especialistas na área (os remanescentes diplomados) e criará uma importante reserva de mercado para os grandes jornais.
Mas, por enquanto, nós, jornalistas, devemos assistir à falência das faculdades de comunicação (inchadas, é certo), e, quem sabe, ver nossos lugares serem ocupados por girafas, rinocerontes, ou, na melhor das hipóteses, símios.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

África para quê?


Salete Lemos, jornalista da TV Cultura, que há anos está na UTI, foi demitida em agosto de 2007. Até aí, você me afirma: são coisas do mercado!!!
Mas não são.
Ela foi queimada da emissora por criticar a safadeza dos bancos, à qual TODOS os governos, independentemente de cores partidárias, fazem vistas grossas, e para os quais o mercado financeiro abre os braços.
Enquanto a fechada e enigmática China, e a populosa e pobre Índia, investem em educação e tecnologia para atingir status econômico de primeira grandeza, o Brasil continua investindo no que mais sabe fazer: gerar gerações e mais gerações de políticos safados, lamber o mercado financeiro que oferece lucro especulativo rápido e fácil para poucos, e voltar as costas ao seu apático povo, que, em sua ignorância atroz, se preocupa mais com a final do BBB do que com o assalto diário a que é submetido a nível municipal, estadual e federal.
Ah, um adendo: cadê o sindicato dos jornalistas que, em minha época de redação, me contatava semanalmente e que me extrai anualmente uma taxa de contribuição?! Lute, sindicato, pelo que vale a pena: por jornalistas como Salete Lemos. O sindicato já se calou quando derrubaram a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo. Agora, volta-se para a Meca do peleguismo ao manter sua relação simbiótica com os empresários donos dos meios de comunicação.
Para que olhar para miséria humana, política e social africana se temos um exemplo de prato cheio bem aqui, na nossa colônia chamada Brasil?

Ninho de tucanos


Apesar de adorar Política (não posso dizer o mesmo dos políticos) uma notícia publicada no IG.com.br me chamou atenção.
Doi mil e onze marca o reinício da briga pelas prévias entre Aécio Neves e José Serra (jã vimos esse filme ano passado). O interessante é que, agora, Aécio leva clara vantagem.
Serra ainda não cansou de apanhar do PT (primeiro, Lula, depois, Dilma)e a que tudo indica retorna na parada. Porém, agora, encara um Aécio fortalecido.
Cá entre nós, o político mineiro é o único com capacidade para fazer frente ao plano do PT de prosseguir no poder. Isso, é claro, se Dilma não resolver cumprir apenas 4 anos e abrir caminho para o retorno de Lula, seguindo o projeto do "partido". Daí, com Lula como adversário, Aécio não teria chances.
Aguardem, porque a festa vai recomeçar no ninho dos tucanos.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia do Nerd - Um nerd no armário


Depois de alguns dias ausente (novamente), retorno para fazer uma homenagem ao Dia do Nerd, comemorado hoje.
Afinal, a cultura Nerd está moda - vida o sucesso da série The Big Bang Theory e de seu personagem mais esteriotipado (e cômico): Sheldon Cooper.
Mas, o que é, realmente, ser nerd. Analisando e levantando certas características, me considero um semi-nerd (ou um nerd no armário). Elenquei algumas características nerds (ou nerdices) que povoam esse fantástico universo de pessoas seletas.

- Ter medo de falar com garotas (principalmente, as mais bonitas).
- Andar em grupos pequenos e olhar para o chão quando cruza com aqueles mais populares da escola.
- Geralmente (mas nem sempre) ser alvo das brincadeiras, sobretudo quando envolvem mulheres.
- Se você for garota, usar óculos fortes e ser eternamente descontente com seu físico (isso não é privilégio nerd mas, nos casos "das" nerds, o descontentamento com o físico é argumentado com a frase: "Não preciso ser bonita pra entender a teoria da relatividade).
- Saber de trás para frente os diágolos de Jornada nas Estrelas (1966).
- Ter a espada do jedi no seu quarto.
- Ouvir música de séries japonesas.
- Ter as orelhas do Spock.
- Viver num mundo de RPG.
- Saber o que significa Pokemon.
- Adorar quadrinhos.
- Adorar mangás.
- Admirar mais os novos poderes do Superman do que a menina mais bonita da classe.
- Se sentir um estranho no ninho quando tenta tomar alguma atitude "popular" (por exemplo, ir numa festa de arromba e se embebedar com jurupinga).
- E, claro, ter sempre boas notas em todas as matérias.

Os tópicos são variados e extensos. Coloquei alguns.
Mas, acima de tudo, fica a saudação: parabéns, nerd, por seu dia!!!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Revista Saber nº 3


Já está online a Revista Saber nº 3, revista-laboratório dos alunos do 7º semestre de jornalismo da Faculdade Prudente de Moraes. Acessem e curtam! http://issuu.com/mylibrary?view=pending