terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cidade (nem tão) modelo?


Curitiba recebeu nos anos 90 o título de cidade-modelo do Brasil.
Os corredores de ônibus (cereja no bolo de um sistema de transporte público altamente qualificado), seus pontos turísticos e a limpeza de seus principais centros (só pra citar alguns itens) são usados a exaustão como exemplos de urbanismo para as grandes cidades brasileiras.
Contudo, quem conversar com alguns motoristas de táxi curitibanos pode sair da capital paranaense com uma impressão não muito boa. Para aqueles que dizem que, se você quiser conhecer as verdades sobre uma cidade, pergunte aos taxistas, saibam que os taxistas curitibanos possuem uma lista de reclamações que remetem Curitiba ao mesmo patamar de cidades como São Paulo (obviamente, em menor escala).
As queixas vão desde o trânsito (eles deveriam dirigir uma semana em São Paulo) até a violência, que já começa a atingir alguns picos preocupantes para uma cidade que, há algumas décadas atrás, não carecia dedicar atenção a isso.
Ouvir tais críticas dos taxistas curitibanos é preocupante. E muito. Isso porque, se todos esses crescentes problemas forem verdadeiros, a pérola de esperança em termos de projeto urbano no Brasil estaria ruindo - o que acabaria com nossas esperanças de, a médio prazo, termos metrópoles mais humanas para vivermos (e convivermos).

Um comentário:

  1. É... da globalização e seus problemas urbanos, ninguém foge...

    Beijos

    ResponderExcluir