terça-feira, 29 de março de 2011

Quem pode contra a morte?


Quem pode contra a morte quando ela resolve deitar seu manto negro sobre nós?
Hoje, dia 29, José Alencar morreu depois longos anos lutando contra o câncer. E coloquemos luta nisso!
Ainda hoje, soube da morte de um conhecido, o simpático Palhaço Cenourinha, ou, como outros devem conhecê-lo, Nicalo, professor de capoeira.
Certamente, alguém já passou ou, no mínimo, conhece alguém que conhece pessoas que passaram por perdas dolorosas. Mas, se para quem fica é o sofrimento da saudade o que resta, quem vai (e, sobretudo, quem parte lutando) é libertado.
Da incerteza do que há depois da morte, tiramos nosso medo de deixar este mundo. Porém, enquanto alguns se escondem, outros se expõem na luta pela vida - e não contra a morte!!!
Alencar é um deles. Há outros. Ele morreu afirmando que lutava pela vida.
Lembro-me de uma reportagem com o ator e diretor Bill Bixby (David Banner de O Incrível Hulk) morto em 1993, vítima do câncer de próstata. Nela, já abatido, Bixby afirmava que não se entregaria à morte. Queria que ela viesse buscá-lo, porque não iria até ela.
Postura admirável e corajosa, assim como a de Alencar.
Se do pós-morte temos incógnita, restano-nos, assim, rezar para que no momento em que se aproximar o fim, tenhamos coragem de encarar a morte de frente e fazer com que ela corra atrás de nós num macabro pega-pega.

4 comentários:

  1. Expressou exatamente o que penso...Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. realmente, a luta do José Alencar contra o câncer é admirável.
    Mas é muito louco como a pessoa fica reduzida só a isso.O que sabemos dele? que é empresário, vice-presidente e luta contra doença. Ele acabou engrandecido pela sua batalha contra os tumores e o resto de suas atividades ficaram eclipsadas.

    Pergunto: se o Sarney viesse lutando bravamente contra o câncer da menira q aconteceu com o Alencar, passaria batido todas as falcatruas? ele chegaria ao posto de herói comovendo os brasileiros?

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedro. Se bem conheço o Brasil, o Sarney seria homenageado, viraria nome de sala no congresso nacional etc. Depois da morte de ACM, não duvido de mais nada. E lembre-se de que a família Sarney é dona da Globo no Maranhão. Abs

    ResponderExcluir
  4. Exato, isso vale também pro Maluf já que a combinação do carisma que ele tem com a luta contra uma doença faria dele um cânone.
    Aí as pessoas talvez até acreditassem que "Paulo Maluf não tem nem nunca teve conta no exterior".

    ResponderExcluir