terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nietzsche: "Não me roube a solidão sem antes me oferecer verdadeira companhia."


"Não me roube a solidão sem antes me oferecer verdadeira companhia."
A frase acima, do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, remete a uma visão amarga, porém verdadeira, da vida.
Já comentei neste blog sobre o fato de os seres humanos modernos buscarem um isolamento cada vez maior, pontilhado por relacionamentos "virtuais" via internet e nos quais cada um se sente seguro em sua solidão. Sob esse ponto de vista, o isolamento representa segurança, já que evita que a vindoura decepção com nossos irmãos humanos venha (e ela vem, cedo ou tarde, à medida que conhecemos alguém a fundo).
Nietzsche previu esse cenário no século XIX, época em que, longe da internet, a grande revolução na comunicação era o telégrafo. Mesmo assim, visionários (e gênios) como Nietzsche vislumbraram um futuro negro para a humanidade. Um futuro em que seremos seres vivendo numa sociedade pontilhada por núcleos de organismos unicelulares, cada qual fechado em seu mundinho, vivendo de laços efêmeros que teriam o único objetivo de assegurar recursos para nossa sobrevivência. Por exemplo, relações profissionais e raros momentos em espaços de convivência doméstica.
Se Nietzsche estiver certo - se o homem caminha a passos largos para esse status social - resta-nos cultivar urgentemente o que há de mais animal em nós. Sim, de mais animal! Porque animais vivem em sociedade, compartilham momentos, organizam-se da forma mais simples à mais complexa. É nosso lado humano que nos provoca isolamento.
À frase de Nietzsche, acrescento outra: quanto mais conheço o ser humano, mais gosto do meu cachorro.

20 comentários:

  1. Partilho esse pensamento de Nietzsche, pois tantas vezes me iludi com pessoas q achava q iria dar certo e q depois tive a triste constatação q estava melhor sozinha...

    ResponderExcluir
  2. Gostei do nome do blog e do texto! Autenticidade é o diferencial.

    ResponderExcluir
  3. Amei o.nome do blog , texto bem escrito e citação muito bem.escolhida

    ResponderExcluir
  4. Alguém poderia me dizer em qual obra e qual o número do aforismo onde ele fala isso?

    ResponderExcluir
  5. Em que livro está essa frase?

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto, qual livro de Nietzsche encontro?

    ResponderExcluir
  7. Este pensamento expressa uma verdade. Às vezes as pessoas se sentem mais protegidas em seu silêncio, na solidão, ocasião em que podem escolher fazer o que mais gostam.

    ResponderExcluir
  8. Acho triste qd a pessoa já está se acostumando somente com a sua companhia. Aí chega alguém ,entra na vida dela, bagunça TD e depois vai embora. E ela mais uma vez irá se juntar aos cacos para se refazer emocionalmente e sozinha... triste 💔.

    ResponderExcluir
  9. Sim. E pora causa disso, em algumas situações, as vezes involuntariamente a pessoa desenvolve um mecanismo mental de bloqueio e conservadorismo em relação as próximas relações.

    ResponderExcluir
  10. Essa frase da solidão está no Assim falou Zaratustra

    ResponderExcluir
  11. Não interpreto de forma negativa. Podemos estar bem em solitude, só valendo a pena por verdadeira companhia. Por que esse horror à solitude?

    ResponderExcluir
  12. Não vejo tão amargamente o sentido profundo da frase de Nietzsche, apesar de sabê-lo extremamente realista. Entendo como um chamamento para melhorar as relações interpessoais...em tempos de instantaneidade ser e fazer+se presença é fundamental.

    ResponderExcluir
  13. O segredo para não se decepcionar na vida é não ter expectativas sobre aquilo que vc não tem controle. Logo a solidão deixa de ser "motivo" para não se decepcionar. E possível sim e bastante plausível viver com alguém e nunca ter decepções.

    ResponderExcluir