quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aonde vamos parar?


Saí da coletiva de imprensa da Adobe Brasil ontem com essa questão na cabeça: aonde vamos parar?
Sim, porque o que vi na coletiva foi de cair o queixo.
Entrei no salão do restaurante Gandouph esperando novidades do Photoshop e InDesign. Mas, se do Photoshop foram pouquíssimas as novidades, do InDesign e de outros aplicativos de imagem/vídeo da Adobe, elas jorraram. Sobretudo quando o assunto foi publicação multimídia, principalmente nos iPads.
A Apple sabia perfeitamente a revolução que seu brinquedinho multimídia (iPad) causaria, mas tudo está ocorrendo em velocidade assustadora. Pergunto-me se, daqui cinco anos, no máximo, não terei que andar com uma máquina fotográfica/filmadora na mão, um iPad na sacola e muita, mas muita disposição para twittar, publicar no facebook, no site da revista, postar vídeos com frames portando links para outras páginas etc. Enfim, mais e mais trabalho.
É a vida.
Uma última coisa. Paulinho Franqueira, técnico e especialista da Adobe, encerrou sua palestra mostrando as novas ferramentas para quem trabalha com tablets (ou mesas digitais). Literalmente, os novos recursos estão nas pontas dos dedos, já que permitem que se criem cores digitais (a partir das famosas paletas de programas como Photoshop e Illustrator) puxando e arrastando tons com os dedos e misturando "tintas" como se fosse usada uma paleta de pintura convencional.
De tirar o chapéu!

Um comentário: